quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tecnologia no Futebol.

Muito se discute sobre a implantação ou não da tecnologia no futebol, isso seria:bolas com sensores que avisariam quando atravessassem a linha do gol,o uso do replay pelos árbitros para avisar se um lance foi legal ou alguma falta marcada corretamente,entre outras coisas.

São muitos os que defendem a implantação da cuja tecnologia no futebol,principalmente depois dessa copa que aconteceu na África,onde ficou marcada por muitos erros de árbitros. Se acha que com a implantação da tecnologia os erros chegaria perto da margem de zero porcento.Acho que a solução para diminuir os erros não seria o uso da tecnologia,futebol e tecnologia não combinam, o emocionante do futebol é o lance duvidoso, o penalti mal marcado,a bola que ficou encima da linha e não entrou à gol,tudo isso faz o futebol ser um esporte tão apaixonante que tanto admiramos. Talvez o ideal para diminuir os erros dos arbitros,seriam profissionalizar cada um,pois no Brasil e em vários países, o árbitro além de apitar futebol, tem outro emprego,pois ser árbitro não é uma profissão profissionalizada,acho que nesse ponto que deve se estudar e debater mais do que o uso da tecnologia. Nessa copa de 2010,teve um lance de gol da Inglaterra que claramente a bola entrou a gol só que o juiz nem o bandeirinha avistaram,assim não foi dado gol pela Inglaterra,prejudicando e muito o time Inglês que sendo assim foi eliminado da Copa,a partir daí muito se discutiu o uso de uma bola ´´inteligente`` com sensores que avisariam se tivesse sido gol ou não,mas daí eu falo,por que o uso da tecnologia se pode então colocar um árbitro atrás de cada goleira justamente pra esses lances duvidosos?

Com a tecnologia o futebol ficaria muito superficial,já pensou em pleno momento quente da partida,o juiz tem que para o jogo para ver um replay de algum lance? Pode-se ver que nos argumentos já citados que existem outras saídas para não se fazer o uso da tecnologia,desde que não existia tecnologia alguma o futebol já era jogado e nunca precisou do uso da mesma,não vai ser agora que vai precisar.


Mesmo assim tem coisas no futebol que a algum tempo já aderiu a tecnologia,um exemplo disso são as camisas dos times e seleções,as camisas de antigamente eram extremamente pesadas,quando molhadas ficavam mais pesadas ainda, as de hoje,tem vários sistemas e tipos de tecidos contra o suor e são bastante leves.Outro exemplo também são as chuteiras,antes eram duras botas de couros e hoje usam todo um material especial para fábrica-las.Mas essas mudanças,nas camisas,nas chuteiras,etc,são válidas,não influenciam no espetáculo diretamente.



Existe muitas resistência dos conselheiros da FIFA conhecidos como ´´velhinhos da FIFA`` contra o uso de tecnologia no futebol,por isso ainda não temos o uso da tecnologia no futebol,isso deixa muitos cronistas,jornalistas e até alguns torcedores que defendem o uso da tecnologia bastante contrariados.Muitos que defendem o uso,usam como justificativa outros esportes,como por exemplo o tennis,num jogo de tennis, se acontece algum lance que o jogador que se diz prejudicado acha duvidoso,pode se fazer o uso do replay,assim falam que o futebol tinha que entrar na mesma linha do tennis por exemplo e fazer o uso da tecnologia,mas até parece que não sabem que futebol é um esporte diferenciado,tennis é tennis,futebol é futebol.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

I.D.-Fúria nas Arquibancadas

Um bom filme retratando as torcidas inglesas na década de 90 é o:I.D-Fúria nas Arquibancadas.O filme é antigo,é da década de 90,mas eu não tinha visto ainda,abaixo a sinopse completa:

Um grupo de policiais é recrutado para se infiltrar no reduto dos torcedores de futebol para tentar encontrar o foco da violência, que dia a dia cresce assustadoramente entre as torcidas. John, o mais ambicioso dos oficiais, encaminha, no entanto, a sua investigação de uma forma diferente da de seus colegas, provocando uma perigosa alteração não só em sua vida... A violência entre as torcidas de futebol é o cenário em que se observa a transformação do caráter de um homem, que, requisitado para fazer um papel violento, acaba por confundi-lo com a realidade.

Gostei bastante do filme,podemos ver também o quanto era diferente o perfil das torcidas inglesas na década de 90.Os estádios nessa época também não tinham cadeiras,bons tempos do futebol inglês.

O bom desse filme é que ele não é fantasioso como outros que já se foi feito retratando o dia a dia dos hooligans,nele pode-se ver as bebedeiras nos tão tradicionais pubs antes dos jogos,mostra também os torcedores na bancada apoiando o time, e claro,pancadaria,como não poderia ser diferente se tratando de um filme falando dos hooligans.

Pra quem quiser fazer o download do filme,aí vai o link:http://www.megaupload.com/?d=MYT3YMNM

Lembrando que ele é legendado.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Amor à camisa...NÃO! Amor ao DINHEIRO!

O futebol mudou muito,principalmente o modo de pensar dos jogadores. Antigamente o futebol era amador,era muito difícil um jogador enriquecer sendo apenas um futebolista,se jogava futebol mais por amor ao esporte,e amor a camisa que vestia.

Antigamente era costume os grandes jogadores ficarem por vários anos nos clubes em que começaram a sua carreira e que alí alcançaram o sucesso,muitos ficavam décadas e décadas honrando a camisa que vestiam e trazendo alegrias pra torcida,se não era com títulos era com um bom futebol e vontade de defender as cores da equipe demonstrada em campo.Não se tinha tanta ambição de sair do país pra jogar em grandes clubes europeus,tanto é que se formos comparar, a taxa de jogadores que saíam do Brasil para jogar na Europa era muito baixa,beirando a zero,hoje é totalmente ao contrário,a taxa é altíssima.
Esses tipos de jogadores que eram muitos comuns,estão cada vez mais escassos no mercado.
Hoje,desde as categorias de base, o pensamento do atleta é virar profissional e correr para um time no qual o pagam mais,no caso dos boleiros brasileiros,ir pra Europa,encher o bolso de dinheiro,e no fim da carreira voltam pro Brasil só pra fazer uma média e não caírem no esquecimento.
É claro que todos tem o direito de ganhar seu dinheiro,ninguém é bobo a ponto de rasgar dinheiro,mas só nós torcedores,sabemos o quanto é difícil perder nossos jogadores sem vê-los jogarem meia dúzia de partida pelo nosso time do coração,sem levantar uma taça,sem ganhar um campeonato.

Seria muito bom que os boleiros de hoje em dia tivessem um pouco mais de respeito com as duas coisas mais importantes que envolvem o futebol: o clube, e a torcida que torce pra esse clube. O clube pois é ele que esta dando a oportuinidade de você fazer sua carreira,ele que paga seu salário. E a torcida,pois é ela que gera dinheiro pro clube,para o clube pagar seu sálario, o dinheiro ainda é o de menos, deve-se levar em conta o sentimento do torcedor,quando ele pensa que está surgindo um bom jogador e que vai ajudar seu times a chegar as vitórias, o jogador já está de malas prontas esperando seu embarque pra Europa

Felizmente ainda temos peças raras de jogadores que tinham tudo pra sair do país,mas preferem ficar no time que amam,dois exemplos bem próximos são os goleiros Marcos do palmeiras e Rogerio Ceni do São Paulo.



Recentemente surgiu também o caso do Muller, o jovem jogador do Bayern de Munique recusou uma proposta do Real Madrid de levá-lo, e ainda ressaltou que se o Bayern quiser,ele assinaria por mais dez anos de contrato.Vamos ver se ele vai cumprir o que disse.

Os casos são poucos,mas são esses poucos casos que nos fazem continuar amando o futebol e termos esperanças que o cenário pode um dia ser revertido.


Não existem mais amor,mas existe o dinheiro que destrói as coisas belas.

terça-feira, 20 de julho de 2010

O Futebol cada vez mais se modernizando-PARTE 3-OS JOVENS

Aqui vai o último post da série que debatemos sobre o futebol moderno.


Os jovens de hoje em em dia já estão com a cabeça feita pelo futebol moderno, nas escolas o assunto só é Champions League,a chuteira do Cristiano Ronaldo, o terceiro uniforme do Barcelona, etc.

Os clubes europeus a cada ano ficam mais bem visto e valorizados pelos brasileiros,é a televisão fazendo merchans fortes em cima de cada partida,é os próprios times espalhando seu marketing por aqui,um exemplo disso é o Milan que atua fortemente no Brasil divulgando sua marca.

Isso tudo só faz mal para os clubes que são da nossa terra.Os times ditos pequenos estão cada vez mais esquecidos,os time grandes,pelo fato de ter uma grande torcida felizmente ainda sofre uma resistência e o torcedor continua participando ativamente.

Há um tempo atrás,falando com um amigo sobre esse assunto mesmo que tanto debatemos´´O futebol moderno``,perguntei pra ele o que ele achava sobre torcer pra times da europa, e ele me responde:-Eu no Brasil torço pro Palmeiras,na Europa eu torço pro Arsenal,mas ultimamente nem assisto mais a jogos do Palmeiras,eu torço mesmo é pro Arsenal.
Quando li isso fiquei revoltado,mas...cada um é cada um né.

Outro dia também,passando por uma praça,vejo uma rapaziada jogando futebol,tudo na média entre 12 a 15 anos,e me deparo com domínio total de camisas de times europeus por eles sendo vestidas,passei por um deles e perguntei:-Porquê não colocas uma camisa do Inter ou do Grêmio?(pois eu moro em porto alegre),daí o menino me respondeu:-Essas camisas não tem graça,legal é essa camisa aqui ó laranja e do Messi(se referindo ao terceiro uniforme do Barcelona).Como vimos,está cada vez mais dificíl achar um jovem que ame o time de sua terra,a modinha é torcer pra time europeu mesmo,isso me embrulha o estômago. hehehhehe

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Futebol cada vez mais se modernizando-PARTE 2-ESTÁDIOS

Aí vai a segunda parte de uma série de posts discutindo o futebol moderno.Lembrando que essa série de posts eu já tinha feito em outro blog que era de minha autoria e se chamava ´´não ao futebol moderno``.



Uma das coisas que mais caracteriza o futebol moderno são os novos estádios e arenas que ultimamente vem aparecendo.Primeiramente tudo começou pela Europa,estádios que eram velhos e com pouca segurança foram colocados abaixo,reformulados e assim se tornando arenas multiusos,mais parecido com shopping que estádio de futebol.
Um exemplo triste é na Inglaterra,antes dos anos 90,as torcidas inglesas eram extremamentes violentas e faziam espetáculos dentro dos estádios,depois de uma reformulação no futebol inglês,os estádios foram totalmentes reformados,as arquibancadas ganharam cadeiras numeradas,os alambrados deixaram de existir e a torcida fica colada no campo.Reflexo disso:hoje em dia as torcidas inglesas são umas das torcidas mais frias,não se vê mais nos estádios o espetáculo que se tinha antigamente,as cantorias,etc...Claro que os torcedores violentos ainda existem por lá,mas agora ficam de fora dos estádios,assim como o povão,o povo de verdade que ama o futebol também fica de fora,pois estádio moderno,igual a ingresso caríssimo .
Pra mim estádio de futebol tem que ser bem rústico,nada de muita frescurinha,cadeirinhas estofadas e essas outras modinhas.Claro, que também não estou dizendo pra tratar o torcedor como bicho,mas estádio de futebol é pra ser um lugar sem regras,aliás,a única regra que se deveria ter é apoiar o time,pular,xingar,gritar.Torcedor de verdade tem que ir no cimento, na arquibancada,na pedra dura.


Como já citado no outro post, essa onda de estádios moderno estão se alastrando pelo mundo e está chegando no Brasil,e a Copa de 2014 sendo por aqui,acelera ainda mais esse processo.O povo de hoje em dia,acostumado a ficar sentado no sofá assistindo a champions league,fica sonhando que os estádios daqui seje um dia igual os europeus. Eu sinceramente torço muito que isso nunca aconteça, e espero que essas pessoas parem de pensar desse modo,pois depois que acontecer vão querer voltar atrás, e vão ver como era bom nossos estádios chamados por muitos de elefantes brancos de cimento.
Infelizmente tudo se indica que o nosso país vai entrar na era de estádios modernos,mas espero que lembrem dos torcedores de verdade, e deixem um espacinho na arquibancada só no concreto,para os odiadores do futebol moderno.


Diga não a estádios com cadeiras!

NÃO AO FUTEBOL MODERNO!!!

sábado, 17 de julho de 2010

O Futebol cada vez mais se modernizando-PARTE 1

Farei uma série de posts debatendo sobre o futebol moderno.Um assunto que tanto é discutido e bastante polémico. Lembrando,que os posts que colocarei aqui,eu já tinha postado em um outro blog que era de minha autoria,que se chamava ´´NÃO AO FUTEBOL MODERNO`` .
Notando pequenos detalhes no dia-a-dia futebolístico,podemos notar como o futebol vem se modernizando de maneira rápida.Na Europa isso não é mais novidade,o futebol já se modernizou por lá a tempos,mas existem os grupos que resistem e lutam assim como nós para que o futebol continue(ou volte a ser) o esporte do povão, e não de pessoas com fatiotas sentados que na hora do gol apenas se levantam e batem meia dúzia de palmas.

Na América Latina esse processo de o futebol se modernizar anda meio atrazado em relação a europa,sorte nossa,mas já esta caminhando a passos largos para o nosso continente.Talvez pelo motivo dos países latinos-americanos serem países pobres, as coisas por aqui se demora mais.

Não posso afirmar,mas acho que os únicos estádios que ainda não tem cadeiras nas arquibancadas no mundo são na América latina.Mas de todos os países da América latina, o nosso, o Brasil,é que esta caminhando mais rapidamente para a elitização do futebol,é clube virando empresa, é arenas multiusos sendo construídas, e isso deve acelerar mais ainda devido a copa de 2014 que vem aí.

Devemos concordar,para os que lutam contra o futebol moderno, a copa de 2014 ser em nosso país foi um tiro no pé,como já citado,isso vai acelerar e muito a elitização do futebol em nosso país,mas bom,esse assunto vai ganhar uma postagem só pra ele mais adiante.

Infelizmente, em um futuro muito próximo,ao que tudo se encaminha todos estádios terão cadeiras,ingressos mais caros,exclusão de um setor popular(coisa que na argentina prevalece forte).


Para que essas coisas não aconteçam,temos que lutar,temos que todos abraçar essa causa,é para bem do futebol. O FUTEBOL É DO POVO!!!


NÃO AO FUTEBOL MODERNO!!!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock

Infelizmente ontem não tive tempo de postar nada a respeito do dia mundial do Rock. Como o blog trata futebol e em alguns momentos também o rock, é nossa obrigação ,fazer,mesmo que seje pequena,uma homenagem. Mesmo atrasado,aí vai uma homenagem a esse estilo musical que tanto gostamos e em muitas vezes tem forte ligação com o futebol



Esse clipe do AC/DC foi gravado no estádio monumental de Nuñes,na Argentina.
Olhando esse povo pulando que nem loucos,vocês não lembram um estádio de futebol?rsrrsrs



Esse outro vídeo, também do AC/DC,é a banda tocando uma de suas músicas clássicas, a TNT.

É claro que existem muitas outras bandas excelentes de rock,mas decidi postar sobre AC/DC pois abrange um público maior,e eu particularmente gosto bastante do som deles.

Bom,essa foi apenas uma pequena homenagem ao Dia Mundial do Rock.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Voltando à realidade.

Acabou a Copa.Espanha campeã.Agora todas as atenções voltam aos jogos dos nossos times.Acredito que muito leitores,assim como eu,já estavam com saudades de pisar na sua segunda casa(estádio do seu time),gritar e vibrar com seu time de coração.



Nada se compara a ver um jogo ao vivo,direto da arquibancada.Isso supera imagens em HD,milhares de câmeras.Emoção maior não existe.

Vamos aos poucos voltando a nossa realidade,ao nosso futebol pobre de dinheiro,mas rico de emoção e paixão,coisa que em muitos páises é completamente ao contrário,em alguns lugares se tem muito dinheiro,times ricos,mas pouco sentimento e amor pelo clube,os torcedores são tratados como consumidores e não como TORCEDORES.


Bom mesmo é nossso futebol.Sentamos no cimento puro,pegamos chuva,tudo para ver um grupo de jogadores medianos,mas um clube que pra nós é maior que tudo.


Esse é o nosso futebol, e tudo aos poucos vai voltando a normalidade.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Uma final que eu não gostaria que acontecesse.


A final da copa que ocorre no domingo entre Holanda x Espanha é uma das finais que eu não gostaria que acontecesse numa copa. Não gosto do futebol alegrinho que as duas equipes jogam,futebol bonito e tudo mais.
Eu como odeio o futebol moderno,gostaria de ver uma final entre times raçudos,e não times boleiragens.
Queria também que acontecesse uma final com pelo menos um sulamericano disputando o título,seria muito bom para o futebol do nosso continente pra mostrar pros europeus que na américa do sul tem seleções de alto nível além de Brasil e Argentina.
Estava torcendo muito pelo Uruguay,mas infelizmente não passaram da Holanda,mas estão de parabéns,demonstraram muita garra,raça e vontade,coisa que não se viu na seleção brasuca.

Agora no sábado vai ter a decisão do terceiro lugar entre Alemanha x Uruguay,voltarei a torcer pelos uruguaios,espero que conquistem o terceiro lugar e dêem uma alegria para seu povo que é muito apaixonado pelo futebol.

Cientistas comprovam o que já sabíamos! Torcida faz diferença SIM!

Assistam:


O vídeo acima,é uma reportagem que se passou em uma emissora de televisão paranaense alegando que cientistas fizeram testes em laboratórios e chegaram a conclusão que o desempenho dos jogadores dependem dos torcedores.

Bom,eu como editor desse blog, e acho que todos os leitores já acreditavam nessa idéia,quem frequenta estádio sabe a magia que envolve você gritar que nem loco sabendo que pode influenciar no resultado da partida.

Muitos acham que torcida ficar apoiando,gritando,fazendo pressão,não adianta em nada.Tem gente que só acredita na ciência não é?heheheh! Então mostrem essa reportagem pra eles que não acreditam o quanto faz diferença apoiar seu time no estádio.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Futebol e Rock:Tudo a ver!

Pra quem além de futebol,curte também um bom Rock,vou sempre que puder postar algumas dicas de bandas e também músicas que envolvem nosso tão querido futebol.

Eu sou muito fã da banda argentina Attaque 77, e uma das músicas deles tem ocmo tema o futebol.Pra quem quiser dar uma olhada aí vai o vídeo da música:

ATTAQUE 77-SOLA EN LA CANCHA

A praga das Vuvuzelas.

Uma das coisas que mais marcou a Copa de 2010 foi as tão ´´queridas`` e pouco barulhentas VUVUZELAS. Nos Estádios da África do Sul , a moda é ter uma vuvuzela,o som ambiente do estádio durante o jogo todo é aquele zunido de abelha chato e sem graça.
Com o barulho ensurdecedor da vuvuzela soando o jogo todo,é muito difícil se escutar os cânticos das torcidas.

Aí eu me pergunto!Será que essa moda das vuvuzelas vai vir para o Brasil e para outros estádios do mundo?
Pelo que andei vendo,nos jogos amistosos que os times brasileiros fizeram durante essa parada da Copa,muitos torcedores entraram na onda de levar a corneta pro estádio e ficar assoprando o jogo todo.

As torcidas no Brasil já não cantavam durante o jogo,só em alguns momentos,agora imagina com as vuvuzelas. As torcidas vão ter que se sobressair no grito pra abafar o zunido delas.

Pra mim o som ambiente de um estádio de futebol tem que ser os cânticos e os gritos da torcida,vuvuzelas que fiquem na África.Agora vamos esperar o início de vez do Campeonato Brasileiro e ver se essa mania vai pegar por aqui.

É o futebol cada vez mais se modernizando,o torcedor que não quer ficar de em pé cantando,fica sentado assoprando uma vuvuzela.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Brasileiros:Patriotas de quatro em quatro anos.

A copa do Mundo está chegando ao seu fim, e tudo está voltando ao normal.Em época de Copa,pessoas que nunca viram futebol,começam a amar futebol,pessoas que dizem que ir a estádio é coisa de vagabundo e de gente que não tem o que fazer.mudam de opinião, e começam até a dar pitacos,jogar em bolões,até parecem que entendem algo.




O que mais fica comprovado em Copa do Mundo,é que o povo brasileiro só tem amor ao seu país de quatro em quatro anos,as casas são enfeitadas com bandeiras,macacos de circos aparecem a todo momento na televisão com cara pintada falando amar o Brasil,etc.

O mais estranho de tudo isso, é, acabou a participação da seleção na Copa,todo mundo volta nem ligar pro seu país,bandeiras são recolhidas,torcedores que começaram a amar futebol voltam a deixar de gostar e tudo volta pra sua rotina.

Ainda bem que muitos torcedores que se dizem apaixonados pela seleção,quando acaba a Copa larga o futebol de mão,pois senão,nós que frequentamos estádios,teríamos que aguentar cada figura que meu Deus,melhor que fiqeum em casa assistindo pela TV, se é que assistem.

Ricardo Teixeira:O intocável.


Entra copa,sai copa,os jogadores mudam,a comissão técnica muda.Mas porquê o presidente nunca muda?
Essa é uma pergunta que sempre me faço.Parece que o Sr. Ricardo Teixeira é intocável no cargo de presidente da cbf, e o mais estranho,é que nunca se ouviu pelo menos algum murmuro para tirar ele do cargo.
O assunto do momento é: quem será o novo técnico da seleção? E nem se especula em Ricardo Teixeira deixar o cargo,tudo muda,menos ele.Estranho isso.Como tudo na cbf é misterioso...

Na Argentina jogadores são aclamados,no Brasil são hostilizados.

Mesmo a seleção comandada por Don Diego tomando 4 da Alemanha, a seleção Argentina foi recebida cm muita festa e carinho em Buenos Aires na chegada da delegação.Se via muitas faixas e cartazes agradecendo a garra dos jogadores e principalmente pedindo pra que Maradona continuasse como técnico da equipe.





No Brasil o que se viu foi muito diferente,na chegada dos jogadores da seleção ao aeroporto do Rio de Janeiro,alguns jogadores foram hostilizados.O técnico Dubga que foi direto pra Porto Alegre,por lá foi bem recebido pelos gáuchos.
Fica mais uma vez provado a diferença entre torcedores de cada seleção,enquanto o brasileiro mostra seu patriotismo de quatro em quatro anos,na Argentina o amor pela seleção se leva por todos dias.