segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Clássicos Esquecidos:América x Bangu



América e Bangu fazem, talvez, o clássico mais simpático do Rio de Janeiro. Ambos lutaram por muito tempo para serem grandes, mas hoje lutam para sobreviverem e, nem de longe, lembram os tempos áureos do Séc.XX. O Bangu, campeão carioca em duas oportunidades, nasceu no bairro de mesmo nome, dentro da Fábrica Bangu, em 1904. Além dos títulos estaduais, o Bangu chegou ao seu ápice em 1985 quando decidiu o Campeonato Brasileiro da Série A, perdendo nos pênaltis para o Coritiba, em pleno Maracanã. Já o América, fundado também em 1904 por membros da elite carioca, possui em seu currículo 7 campeonatos estaduais, além de grande prestígio e torcida. No âmbito nacional, o América também teve seu êxito, vencendo o Torneio dos Campeões promovido pela CBF em 1982.

A primeira partida oficial da história do América foi justamente contra o Bangu. E este foi logo dando as boas-vindas ao mais novo rival vencendo-o pelo elástico placar de 6 a 1.


AMÉRICA FOOTBALL CLUB

O América tem como seus principais títulos:Campeonato Carioca: 1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935, 1960.Torneio dos Campeões: 1982.

As cores de seu uniforme são vermelho e branco.




Seu estádio é o Estádio Giulite Coutinho,conhecido como Edoson Passos,e tem sua capacidade para 6.000 pessoas.




BANGU ATLÉTICO CLUBE

Os principais títulos do Bangu são: Campeonato Carioca: 1933, 1966.Campeonato Carioca Segunda Divisão: 1911, 1914, 2008.

Assim como seu maior rival,o América,o Bangu tem como cor de seus uniformes as cores vermelha e branca.



Seu estádio é o Moça Bonita,cujo nome oficial é Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho,com capacidade para 15.000 pessoas.



O clássico já foi jogado 266 vezes,com 104 vitórias do América e 96 vitorias do Bangu,empates 66. O América marcou 478 gols e o Bangu 425.

A maior goleada do América foi 9 a 0 (Amistoso) em 4 de setembro de 1910.
A maior goleada do Bangu foi 6 a 1 (Amistoso) em 6 de agosto de 1905.

O clássico entre os dois times já teve confronto valendo pela primeira divisão do futebol brasileiro:

América 0 a 2 Bangu,3 de Abril de 1978, Estádio de Moça Bonita
América 1 a 0 Bangu, 12 de Outubro de 1986, Estádio de Caio Martins
América 1 a 1 Bangu, 10 de Dezembro de 1986, Estádio de Moça Bonita
América 0 a 2 Bangu, 11 de Stembro de 1988, Estádio de Moça Bonita

As torcidas de ambos os clubes são apaixonadas pelos seus times, e acima de tudo pelo futebol.Sempre que podem fazem bonitas festas nas bancadas.






DÊEM VALOR AO FUTEBOL DO INTERIOR!

10 comentários:

  1. Um belo post, eu como morador de Edson Passos sempre acompanho o MECÃO quanto tem jogo aqui desde a fundação do estádio, que se não me engano foi em 2000 e como dizem: Carioca da Gema sempre tem um apreço pelo América Football Club!

    ResponderExcluir
  2. Legal cara! é sempre bom saber que tem gente que ainda valoriza os clubes ditos pequenos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto do América e adoro o Bangu. Sei cantar o hino dos dois. Já fui em Campos Sales.

    ResponderExcluir
  4. em bangu se o club vence a na certa um feriado comercio fechado a torcida reunida ate parece a do fla flu bangu bangu bangu

    ei de torcer torcer torcer ei de torcer ate morrer morrer morrer pois a torcida americana é toda assim a começar por min a cor do pavilhao a cor do nosso coraçoa....

    sou vascao mais amo a historia desse clubs do rio

    ResponderExcluir
  5. Esse clássico é conhecido como bisávo,porque é o mais antigo do Rio de Janeiro e do Brasil,e teve a sua primeira partida num amistoso onde marcou a primeira partida do America em campos de futebol que foi no dia 6 de agosto de 1905,onde o time proletário goleou por 6 a 1.

    ERRATA,o estádio de Edson Passos tem capacidade para 16.000 pessoas e não 6.000 pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Sou banguense de sao goncalo rj vou a varios jogos do meu bangu em moca bonita como fora de casa tambem muito bom quando ganhamos do america e uma rivalidade gostosa salve o banguzaooooo

    ResponderExcluir
  7. Sou banguense amo o bangu time de muita tradicao no rj

    ResponderExcluir
  8. Vamos bangu valeu torcidas castores da guilheme , super bangu, banfiel, bangucalo.

    ResponderExcluir
  9. Houve um tempo em que jogos entre América e Bangu eram considerados clássicos. A Federação do Rio só permitia jogos pelo estadual no Maracanã entre os 4 grandes entre si ou se enfrentassem América ou Bangu, entre 1986 e 1995. Este confronto já aconteceu em diversos estádios do RJ, como no Maracanã, São Januário, Caio Martins e Gávea, sem contar Moça Bonita e Édson Passos, além do extinto Andaraí, antigo estádio do América.

    ResponderExcluir
  10. Hoje, houve o renascimento deste clássico charmoso. Após o retorno do America-RJ a Série A do Campeonato Carioca, o jogo em questão foi televisionado pela Sport TV com a vitória do America por 3 a 2 sobre o Bangu. Espero que seja o início de melhores dias para ambos os clubes para o bem do futebol carioca.

    ResponderExcluir