quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Mania dos cachecóis nos estádios europeus.

Quando assistimos os jogos de qualquer campeonato europeu é comum vermos nos estádios a torcida utilizando todo tipo de material esportivo do clube que é apaixonado. Um dos mais requisitados por eles e que são um dos produtos mais comercializados na Europa são os cachecóis. Essa mania começou há 30 anos e recebe o nome de cachecol desportivo. Todos os grandes times possuem um cachecol personalizado, da cor do time, e com o logo e uma frase que demonstra a paixão do torcedor.


Essa mania na Europa é totalmente explicada devido à baixa temperatura que as pessoas enfrentam. A prova disso é que, apesar de todos pararem na época em que o frio é mais intenso, que é próximo ao Natal e Ano Novo, muitos jogos acontecem em campos cobertos com neve. Isso acontece freqüentemente nos campeonatos italianos, onde os atletas enfrentam problemas com a visibilidade e assim, jogam com uma bola de cor diferente.

Então, a torcida é convocada para ir assistir e prestigiar os jogadores do seu time em qualquer condição climática. Por isso, uma das soluções encontradas pelos torcedores e que foi muito bem aproveitada pelos clubes para ganhar mais dinheiro foi lançar esses cachecóis personalizados. Para os europeus, o cachecol desportivo é um amuleto da sorte. Por isso, é freqüente, tanto no verão como o inverno, os torcedores andarem e usarem eles nos estádios. Muitas vezes, os torcedores europeus preferem usar o cachecol desportivo do que o uniforme do seu clube nos dias de jogos.


Os cachecóis e os torcedores ao longo dos anos foram se tornando inseparáveis,hoje em dia os cachecóis fazem parte das festas nas bancadas,os torcedores tem o costume de levantá-los,estendê-los com as mãos e entoar os canticos de amor ao seu clube.O visual fica incomparável,muito lindo,os cachecóis dão um efeito muito bacana nos estádios.





Além dos clubes produzirem seus próprios cachecóis,muitas torcidas organizadas da Europa(Ultras por exemplo) criam o seu próprio,divulgando o nome da torcida, ou as vezes,como os Ultras da Red boys,homenageando um jogador como vemos na foto abaixo.






Pra quem já foi a europa,sabe que é muito comum entrar nas lojinhas dos clubes e se deparar com uma diversidade muito grande de cachecóis,as vezes encontramos mais modelos de cachecóis do que de camisas do time. No Brasil temos a mania de colecionar camisas de futebol,por lá,encontramos muitos colecionadores de cachecóis.



Como falamos, a mania de usar o cachecol desportivo nos jogos de futebol já é freqüente na Europa, mas muitos dirigentes brasileiros, assim como as grandes marcas esportivas, estão tentando trazer essa mania para o Brasil. Quase todos os grandes e populares times brasileiros já disponibilizam em suas lojas oficias exemplares de cachecóis esportivos. Além disso, muitas empresas foram criadas e estão começando a produzir esse acessório, dando até a liberdade para o torcedor de personalizar o seu cachecol. Contudo, uma das razões dessa mania ainda não cair no gosto dos torcedores é seu alto preço. Assim como ocorre com as camisas dos times, o cachecol personalizado é vendido a um preço muito elevado, cerca de 50 reais, ou seja, quase a metade do custo de uma camisa oficial do time. Assim, a pessoa acaba preferindo comprar o uniforme, pois sabe que usará a roupa por mais tempo. Outra razão é a pouca utilização desse acessório no país. Isso se deve pelo clima, que na maioria dos estados brasileiros predomina o calor, não é favorável a utilização do cachecol,talvez vingaria ou vingue ma região sul,que por lá faz as temperaturas mais baizas do país. Porém, os fabricantes alegam que existem tipos de materiais mais frescos, permitindo assim a utilização dele em tempos mais quentes, até mesmo no verão.

O Paraná,à um tempo atrás fez uma campanha com seus fãs para se denominar a primeira “torcida cachecol” do Brasil. Antes de alguns jogos , o clube distribuiu tiras de papel imitando cachecóis que são usados nas torcidas européias.

7 comentários:

  1. Muito boa a matéria! Esse plano aí do Paraná dos cachecois e tal,não deu certo?porque? se alguem poder me responder ficarei grato!

    ResponderExcluir
  2. Tirando os erros grotescos de português, a matéria é ótima.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Deu certo sim. O Paraná Clube disponibiliza para todo Sócio torcedor um cachecol mesmo na hora da assinatura. Não acontece muito pela falta da grande presença da torcida nos jogos.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se posso usar seu texto no meu blog e pagina a respeito de cachecóis?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto de sobre os cachecois, mais hoje podes personalizar teu cachecol por R$20 no brasil, e só dar com a empresa certa.

    ResponderExcluir
  6. Hello,My name is SImon Moses , Israeli football scarves collector. If someone would like to exchange, please send me a message : simonmo@netvision.net.il

    ResponderExcluir