quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tecnologia no Futebol.

Muito se discute sobre a implantação ou não da tecnologia no futebol, isso seria:bolas com sensores que avisariam quando atravessassem a linha do gol,o uso do replay pelos árbitros para avisar se um lance foi legal ou alguma falta marcada corretamente,entre outras coisas.

São muitos os que defendem a implantação da cuja tecnologia no futebol,principalmente depois dessa copa que aconteceu na África,onde ficou marcada por muitos erros de árbitros. Se acha que com a implantação da tecnologia os erros chegaria perto da margem de zero porcento.Acho que a solução para diminuir os erros não seria o uso da tecnologia,futebol e tecnologia não combinam, o emocionante do futebol é o lance duvidoso, o penalti mal marcado,a bola que ficou encima da linha e não entrou à gol,tudo isso faz o futebol ser um esporte tão apaixonante que tanto admiramos. Talvez o ideal para diminuir os erros dos arbitros,seriam profissionalizar cada um,pois no Brasil e em vários países, o árbitro além de apitar futebol, tem outro emprego,pois ser árbitro não é uma profissão profissionalizada,acho que nesse ponto que deve se estudar e debater mais do que o uso da tecnologia. Nessa copa de 2010,teve um lance de gol da Inglaterra que claramente a bola entrou a gol só que o juiz nem o bandeirinha avistaram,assim não foi dado gol pela Inglaterra,prejudicando e muito o time Inglês que sendo assim foi eliminado da Copa,a partir daí muito se discutiu o uso de uma bola ´´inteligente`` com sensores que avisariam se tivesse sido gol ou não,mas daí eu falo,por que o uso da tecnologia se pode então colocar um árbitro atrás de cada goleira justamente pra esses lances duvidosos?

Com a tecnologia o futebol ficaria muito superficial,já pensou em pleno momento quente da partida,o juiz tem que para o jogo para ver um replay de algum lance? Pode-se ver que nos argumentos já citados que existem outras saídas para não se fazer o uso da tecnologia,desde que não existia tecnologia alguma o futebol já era jogado e nunca precisou do uso da mesma,não vai ser agora que vai precisar.


Mesmo assim tem coisas no futebol que a algum tempo já aderiu a tecnologia,um exemplo disso são as camisas dos times e seleções,as camisas de antigamente eram extremamente pesadas,quando molhadas ficavam mais pesadas ainda, as de hoje,tem vários sistemas e tipos de tecidos contra o suor e são bastante leves.Outro exemplo também são as chuteiras,antes eram duras botas de couros e hoje usam todo um material especial para fábrica-las.Mas essas mudanças,nas camisas,nas chuteiras,etc,são válidas,não influenciam no espetáculo diretamente.



Existe muitas resistência dos conselheiros da FIFA conhecidos como ´´velhinhos da FIFA`` contra o uso de tecnologia no futebol,por isso ainda não temos o uso da tecnologia no futebol,isso deixa muitos cronistas,jornalistas e até alguns torcedores que defendem o uso da tecnologia bastante contrariados.Muitos que defendem o uso,usam como justificativa outros esportes,como por exemplo o tennis,num jogo de tennis, se acontece algum lance que o jogador que se diz prejudicado acha duvidoso,pode se fazer o uso do replay,assim falam que o futebol tinha que entrar na mesma linha do tennis por exemplo e fazer o uso da tecnologia,mas até parece que não sabem que futebol é um esporte diferenciado,tennis é tennis,futebol é futebol.

2 comentários:

  1. RIDICULO

    Copiaram meu post do Torcida ganha jogo!

    http://torcidaganhajogo.blogspot.com/2010/04/ciencia-interferindo-no-futebol.html

    ResponderExcluir
  2. Ninguem copiou nada de ninguem,aliás,eu nem sabia que tinha esse post no seu blog.

    E outra, esse assunto é debatido por todos,só porque você postou no seu blog ele não pode ser postado em nenhum lugar mais?

    No texto não vi nenhuma cópia do seu post,então...NÃO SEI O PORQUE DA RECLAMAÇÃO!

    ResponderExcluir